segunda-feira, dezembro 04, 2006

Terror e Luta de Classes.

Adoro ler comentários e análises de determinados assuntos quando feitos por intelectuais de esquerda. Sobretudo quando estes sabem escrever (acreditem, alguns dos "companheiros" realmente sabem escrever). Eis que eu estava atrás de uma resenha sobre o filme de 1971, chamado Strew Dogs (Sob o Domínio do Medo, no Brasil) e acabei achando um site chamado www.telacritica.org . Logo de cara eu percebi que se trata de um site criado por gente ligada a sociologia com a direção desregulada à esquerda (analogia à falha mecânica na direção dos automóveis), até aí tudo bem. O que me chamou atenção foi o conjunto de análises dos filmes de terror e ficção científica. E aqui vai o veneno: é muito prazeroso ver como estes intelectuais patinam em suas análises como se estivessem sobre um lago congelado ao bel prazer.

Tranqüilamente conseguem ver nos filmes que analisam os indícios definitivos de uma crise do capital, e nos oferecem uma leitura previsível com um fundo dialético onde o próprio capitalismo enuncia, nas entrelinhas, o seu fim próximo através da crise burguesa que é projetada na tela. O cinema de terror e ficção científica, por serem os mais superficiais a partir desta ótica, são os que, inversamente, mais lançam o S.O.S capitalista. E parece que o próprio George Romero - mestre dos filmes de zumbi - aderiu a isso, quando em seu "Terra dos Mortos" de 2005, propõe uma "luta de classes" entre mortos e vivos dos quais os mortos levam a melhor no final dando um clima de "revolução". Confesso que me decepcionei com Romero, mas o perdôo toda vez que assisto seus anteriores.

Eu ainda prefiro pensar que filmes de terror são para dar medo, o medo como forma de diversão alienada mesmo. Qual é o problema ? Por que esse alerta da consciência tem de estar constantemente ligado ?? Não nos é mais reservado nenhum momento de embriaguez ? Nem que seja assistindo Drácula de 1936? Se eu for seguir esta metodologia de vocês eu irei ver luta de classes em tudo, até no desenho do Bob Esponja. Falem sério!! E lhes digo: vocês não acreditam nisso que propõe, no fundo é isso. Vocês gozam com a prática de achar a
agulha no meio palheiro capitalista mas não acreditam na "revolução" propriamente dita, porque sabem- e omitem - que a carne é fraca e o capitalismo não é só uma imposição dos ricos do G-7, ele está espalhado em todas as classes e segue em todas as direções que lhe convém.

E que ainda que os argumentos "marxóides" de vocês sejam válidos (e eles sempre o são já que devido à genialidade de Marx é possivel fazer a leitura de qualquer coisa a partir dele, até mesmo na culinária é possivel pensar em lutas de classe, acredite!) é preferível esquecer isso tudo, se desarmar ideológicamente, preparar o filme e fazer pipoca. Caros amigos do Telacritica.org, o fato de vocês se acharem sujeitos críticos não vai lhes garantir conquistar a mulher dos seus sonhos. Mulheres de verdade, bonitas, cheirosas, charmosas e capitalistas não ligam para esse "talento" critico que vocês possuem, isso as entedia. Acho que vocês estão no caminho errado.

Abaixo duas colocações de vocês que me deram vontade rir:

1.
"Os óculos escuros utilizados por Schwarzenegger são a representação da falta de subjetividade, onde não temos mais o acesso ao olhar. Personagens de óculos escuros estilizados, inclusive como o de Matrix, tendem a representar a negação do olhar, o vazio da alma, que é a negação do sujeito."

O que mais faltou dizer aqui ? Que a Ray-ban é uma multi-nacional que explora mão de obra barata na China ? Ah..me poupem...vocês não entedem nada sobre estilo...vão ouvir Roy Orbison ou Os irmãos cara-de-pau. Que bobagem isso, heim ? Desde quando óculos escuros escondem a alma ?
*Reginaldo Rossi tb serve eheheheheh!

2.
"O operador do Tela Crítica deve atuar como facilitador ou mediador da prática reflexiva, procurando evitar a dispersão que é comum numa análise de filme(...)
"(...)O maior perigo da análise do filme é o subjetivismo."

Ora, ora..até quando vocês manterão a negação do indivíduo com seu universo subjetivo? Então o indivíduo só é válido se for dentro da perspectiva de sujeito crítico ? Por isso vocês têm medo do devaneio, porque o devaneio, a embriaguez, o delírio são bestas dificeis de serem enjauladas por uma ótica medíocre e previsível como esta que eu chamo de marxóide. O fato é: vocês não sabem ainda como lidar com o homem, porque colocam para debaixo do tapete as suas vontades. O velho erro da esquerda: negar o homem e seus desvios e esquecer que há outras formas de revolução.
"As entrelinhas são apenas espaços que separam as linhas, nelas não habita nenhuma verdade."

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